Facebook
  Instagram   YouTube  
 
 



TRAVESSIA COUTO X PRATELEIRAS - PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA

A Travessia Couto x Prateleiras é um roteiro clássico de trekking dentro do Parque Nacional de Itatiaia, nesse percurso vamos chegar até o cume do Morro do Couto, com 2.680m de altitude é a oitava montanha mais alta do Brasil, e também chegamos até a base das Prateleiras, para apreciar de perto sua incrível formação rochosa.

O percusso é realizado em um único dia, a extensão do circuito Couto x Prateleiras é de aproximadamente 12 Km, fazemos a trilha no formato circular, começando e finalizando na portaria do parque, na altitude de 2.400m.

O Parque Nacional de Itatiaia foi o primeiro parque nacional criado no Brasil, em 1937. Possuí algumas das montanhas mais altas do território brasileiro e uma fauna e flora muito particular, com diversas espécies que são encontradas somente nessa região.

Essa é uma das trilhas mais belas do parque, com mirantes e vistas incríveis das principais formações do parque, com destaque para as Agulhas Negras e também a cadeia de montanhas da Serra Fina.

Vamos caminhar por uma crista que conecta o Morro do Couto as Prateleiras, com pouco desnível acumulado, teremos algumas subidas e descidas e uma parte mais técnica sobre pedras para acessar o cume do Couto, com 2.680m de altitude.

Depois seguimos em direção até a Base das Prateleiras, antes de iniciar o percursso de retorno, que é feito por outra trilha até o Abrigo Rebouças, de onde pegamos o trecho final da estrada para retornar ao estacionamento.

Durante o percurso vamos apreciar o ambiente dos Campos de Altitude da Serra da Mantiqueira, que apesar de ter uma vegetação mais baixa e rasteira apresenta uma diversidade enorme de espécies preservadas.

O circuito começa as 08h e termina por volta das 17h do mesmo dia. O ideal é procupar alguma opção de hospedagem próxima a entrada do parque na noite anterior (entre em contato e consulte nossas recomendações de hospedagem).

O roteiro exige um pouco de esforço físico, mas é perfeito para quem está se iniciando no trekking e montanhismo. Apesar de ter uma grande extensão, com 12 Km, é uma trilha que apresenta pouca elevação de subidas e descidas, além de poucos obstáculos naturais e dificuldade técnica baixa.

A parte alta do Parque Nacional de Itatiaia fica na divisa dos estados do RJ e MG, entre os municípios de Itataia RJ e Itamonte MG.

O encontro com o grupo será na Garganta do Registro, no Bar do Miguelzinho, de onde vamos subir todos juntos o trecho final da estrada de terra até a portaria do parque.

ITENS INCLUSOS NO PACOTE
- Guia certificado ICMBio
- Entrada no Parque Nacional de Itatiaia (brasileiros)
- Seguro viagem
- Kit de Primeiros Socorros coletivo

NÃO INCLUI
- Transporte até a entrada do parque
- Estacionamento do Parque Nacional de Itatiaia (R$ 16,00)
- Lanche de trilha
- Água e outras bebidas

CHECKLIST - O QUE LEVAR
- Mochila pequena - 20 Litros
- Bastão de trekking
- Lanche para passar todo o dia na montanha
- Bota confortável
- Anorak ou capa de chuva
- Chapéu ou boné
- Protetor solar
- Cantil ou garrafa com água (para carregar no mínimo 1 litro)

A programação diária do roteiro poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso, que possam interferir na segurança, ou por não atingir o número mínimo de participantes.

 


SAÍDAS PROGRAMADAS PARA A TRAVESSIA COUTO X PRATELEIRAS
Consulte para agendamento de saídas personalizadas em outras datas.

JULHO 2021 -
Sábado, 10

DURAÇÃO: Um dia de caminhada
HORÁRIO: Início às 08h e retorno às 17h do mesmo dia
PONTO DE ENCONTRO: Garganta do Registro (Bar do Miguelzinho)
DIFICULDADE FÍSICA: Intermediário, pessoas com preparo físico
DIFICULDADE TÉCNICA: Alguns obstáculos naturais e pedras no circuito
DISTÂNCIA PERCORRIDA: Aproximadamente 12 Km no total
ALTITUDE SOBRE NÍVEL DO MAR: 2.680m
NÚMERO DE PARTICIPANTES: Mínimo de 2 pessoas e máximo de 8 pessoas
 
Valor do investimento por pessoa:
 
R$ 230,00
PAGAMENTO VIA TRANSFERÊNCIA / PIX
Para confirmar a reserva é necessário a entrada de 50% do valor total.


Parcelamos o pagamento no cartão de crédito pelo Mercado Pago,
com juros acrescidos no valor, consulte os valores.

 
Marins  
Marins   Marins
Marins   Marins
Marins   Marins   Marins   Marins
Marins  
Marins   Marins
Marins   Marins
Marins   Marins   Marins   Marins
Marins  
Marins   Marins
Marins   Marins
 
RESERVAS E DÚVIDAS SOBRE O PACOTE
Entre em contato com nossa equipe diretamente por e-mail, whatsapp ou telefone, vamos responder suas dúvidas o mais rápido possível.

contato@cumbremontanhismo.com.br

+55 12 99748 7806
 
OUTROS ROTEIROS NA MANTIQUEIRA QUE VOCÊ VAI GOSTAR

 

CIRCUITO DE TREKKING
NA PEDRA DO BAÚ

A Pedra do Baú se destaca na paisagem de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão. Nesse circuito exclusivo vamos explorar em um único dia de caminhada todas as formações do Complexo do Baú, subindo as Pedras do Baú, Pedra do Bauzinho e Pedra da Ana Chata.

+ CONFIRA O ROTEIRO COMPLETO

 


 

CIRCUITO DOS 5 LAGOS
E PEDRA DO ALTAR

O Circuito dos 5 Lagos e Pedra do Altar é um roteiro incrível para quem está se iniciando no mundo do montanhismo e trekking. O percursso tem 12 Km de extensão e é realizado dentro do Parque Nacional de Itatiaia, onde chegamos a altitude de 2.665m na Pedra do Altar. 

+ CONFIRA O ROTEIRO COMPLETO


 
 
 

TREKKING E CAMPING NO PICO DOS MARINS

Esse roteiro de trekking e acampamento no Pico dos Marins é um grande clássico para os montanhistas que buscam mais desafios. Acampar no Pico do Marins com 2.420m é uma experiência única em uma das montanhas mais belas e técnicas da Serra da Mantiqueira.

+ CONFIRA O ROTEIRO COMPLETO

 





 
© Cumbre Montanhismo - Trekking, travessias e expedições de montanha
Serra da Mantiqueira | Patagônia Andina | Cordilheira do Himalaia
CNPJ 28.600.219/0001-40
CADASTUR: 26.090065.10.0001-6
 

Certificado Cadastur Agência de Turismo